O que são RSS feeds?

 

Um utilizador normal que use diariamente o acesso à Internet provavelmente não sabe o que significa nem para que serve aquele botão cor-de-laranja ou este , que quando é clicado abre uma página com uns códigos indecifráveis e irreconhecíveis. A maior parte das pessoas não sabe que é preciso um “Feed Reader” para abrir este tipo de ficheiros, ou então usar um browser que suporte RSS (O Internet Explorer, que é o mais utilizado, não suporta RSS… para variar, ao contrário do mais completo browser, o MOZILLA FIREFOX, qua aconselho vivamente).
E mesmo que o utilizador tenha esses programas ou use um browser moderno (Mozilla Firefox 4 ou Safari5) que consiga ler RSS, vai continuar a haver a mesma questão: Para que servem os RSS?

{loadposition banner2}

Basicamente os RSS servem para disponibilizar aos utilizadores os conteúdos de um website. A grande maioria dos websites de notícias (em Portugal o jornal Público é um bom exemplo), os blogs (quase todos têm) e alguns outros websites fornecem um ficheiro com as notícias ou artigos que lá são publicados. Este ficheiro pode ser subscrito pelos utilizadores para que, sempre que o site for actualizado com uma nova notícia ou artigo, o utilizador poderá ler sem ter que visitar o website, a exemplo disso aqui ficam disponíveis os referentes a este website e pode subscrever aqui os artigos ou forum, respectivamente.

Agora imaginemos as vantagens, imaginemos que temos um conjunto de websites de notícias e de blogs que lemos frequentemente e diariamente. Todos os dias teríamos que visitar cada um desses sites para ver se há actualizações. Se tivermos 50 sites preferidos, temos que abrir o browser em 50 páginas diferentes só para ver se há novos artigos! A grande utilidade dos RSS Feeds é que eu posso subscrever esses 50 sites e vê-los todos numa única página web e sabendo rapidamente quais as alterações nesses websites relativamente ao dia anterior.

Se usarmos o Google Reader (http://www.google.com/reader podemos criar a lista de sites do lado esquerdo (separados por grupos para facilitar a leitura) em que fica indicado em cada um deles o número de artigos não lidos por mim. Clicando num deles, do lado direito (folha de leitura) aparecem os últimos artigos do site, e clicando nos títulos dá para ler o resumo ou o artigo completo. Tudo dentro de uma única janela, sem ter que abrir mais páginas.

Tudo isto é muito simples, mas ainda só é utilizado pelos utilizadores mais experientes da Internet. O utilizador normal continua sem saber para que servem e como deve utilizar as RSS Feeds. Como tal, penso que deveriamos ter um link ao lado do tal botão cor-de-laranja com informação sobre para que serve e como deve ser lido o ficheiro RSS para que todos possam aproveitar da melhor forma esta tecnologia que nos simplifica o processo de leitura de vários sites e nos poupa muito tempo, porque não precisamos de abrir tantas janelas no browser… e como tempo é dinheiro, e numa sociedade de informação, podemos somente subscrever aquilo que realmente nos interessa.

No entanto há ainda outro problema. Além da nomenclatura RSS, podemos também ver sites que usam o nome XML, Feeds, “Syndication” ou  Atom. Esta ultima, tecnologia (os Feed Readers não fazem distinção e lêm ambas as tecnologias da mesma maneira). Com tantos nomes diferentes o utilizador fica ainda mais confuso.

Se tem uma conta google use como leitor o Google Reader (http://www.google.pt/reader) .

Faça o teste e verificará que mais facilmente quando vir este símbolo ou este , consegue mais facilmente organizar as notícias diárias, clicando somente neste símbolo.

Se não quiser organizar num leitor experimente somente estes RSS´s para se manter actualizado tanto nos artigos escritos (http://feeds.feedburner.com/MatospereiracomRss) com no forum (http://feeds.feedburner.com/matospereira/forum)  matospereira.com .

{loadposition user6}

 

 RSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *