 |
Vamos dar uma vista de olhos em como obter acesso remoto seguro a computadores linux.
Já conhecemos algumas aplicações para aceder remotamente a um PC em Linux ou Windows, com VNC, Terminal Service Client(RDP), Dameware, Radmin e outros. No entanto, se em vez de aceder ao sistema completo, pretendermos executar remotamente apenas uma aplicação ?
Vamos aprender como aceder a uma aplicação remotamente, utilizando o poderosíssimo SSH!
|
O SSH (Secure Shell) também conhecido como Secure Socket Shell é um protocolo/aplicação que permite de forma segura aceder remotamente a uma máquina Linux. Hoje vamos aprender como aceder remotamente apenas a uma aplicação.
Ubuntu: sudo apt-get install openssh-server
{youtube}O_diqVGav04{/youtube}
Fedora: sudo service sshd start (somente iniciar o serviço, pois ele já vem instalado por omissão)
No fim de termos instalado o nosso servidor SSH poderemos então aceder a aplicações pela parte do cliente utilizando a seguinte sintaxe:
ssh utilizador@[host(ou)ip] comando
Exemplo: ssh username@192.168.1.100 df -h
Este comando mostra-nos o fileSystem da máquina remota a qual estamos a aceder. Mas ainda mais interessante que isto e o facto de o SSH nos permitir aceder a aplicações gráficas.
{module 201}
|
Agora pode ter o Youtube 3D / Google Maps 3D / Google Earth 3D / Live Messenger / Cooliris e muitas outras aplicações no seu navegador. A nova barra de ferramentas disponíveis para o seu computador está mais completa. Descarregue aqui.

{module 193}
{module 191}

Gostou deste artigo? Subscreva a lista gratuitamente. {loadposition user6}
|
Poderá seguir estas e outras discussões também no forum através deste link:
http://www.matospereira.com/np/forum/Linux/
{loadposition advert1}
Se esta ajuda foi útil, por favor deixe a sua opinião.
Em ambos os casos o utilizador pode renomear um arquivo (como faria no Windows) com a tecla F2. Em versões anteriores do KDE, a renomeação iria incidir sobre todo o nome de arquivo, incluindo a extensão. Em versões mais recentes do KDE, o processo de renomeação foca apenas o principal nome do arquivo e deixa de fora a extensão. A renomeação acontece atravéz de uma janela pop-up, que pode confirmar ou cancelar.
O KDE também usa por padrão um único clique em vez de clicar duas vezes para abrir arquivos (e isto no inicio é mesmo estranho)