![]() |
Uma das primeiras ferramentas que qualquer utilizador devia conhecer e saber configurar, é uma firewall. Nem que seja uma das mais simples de utilizar e configurar, como é o caso da que vamos aqui falar.
Actualmente, é quase impensável ter um computador e este não estar ligado a uma rede, seja ela uma rede interna ou directamente à internet. A maioria das pessoas não se apercebe do facto, mas quando estamos ligados a uma rede, estamos a expôr o nosso computador a uma série de ligações dirigidas em qualquer uma das direcções: inbound ou outbound. |
Se a maioria destas ligações são normais e perfeitamente inofensivas, é quase impossível dizer quais as que não são ou, por outro lado, quantas são no total dado o seu enorme número. O pior de tudo é que não nos apercebemos disso!
Os sistemas Linux possuem uma série de soluções para este efeito e apesar de ser possível instalar uma Firewall independentemente da distribuição, actualmente o Kernel Linux possui um sistema de filtro de rede que analisa o tráfego de rede e através de uma série de regras, decide se os pacotes devem ser aceites, ignorados ou descartados. Na distribuição Ubuntu (a que eu utilizo), existe uma forma de controlar o filtro de rede que vem já pré instalada com o sistema base. A UFW (Uncomplicated FireWall).
Os utilizadores desta distribuição têm a possibilidade de instalar ainda um gestor gráfico que ajuda a configurar a UFW de forma prática de sem grandes complicações. Basta ir ao centro de software, pesquisar por GUFW e instalar o programa. Com este, conseguimos configurar a UFW facilmente. No entanto, gostaria de exemplificar a configuração da UFW para a as duas versões,Desktop e Server o que, dado a inexistência de gestor gráfico (por defeito) na versão Server, leva-me a utilizar a consola que, como já todos saberão, existe em qualquer distribuição independentemente da versão.
Vamos então começar por abrir uma consola e seguir os passos descritos abaixo consoante a situação seja adequada à Vossa situação. Um pormenor, os comandos a digitar na consola estarão a negrito e separados num parágrafo isolado.
Para usar o comando ufw, a sintaxe é bastante simples e será do género:
Poderá seguir estas e outras discussões também no forum através deste link: http://matospereira.com/np/forum/Linux/149-Linux-Firewall.html
{module 206}
Se esta ajuda foi útil, por favor deixe a sua opinião.
O KDE também usa por padrão um único clique em vez de clicar duas vezes para abrir arquivos (e isto no inicio é mesmo estranho)