O que é o curriculum vitae? O CV (do latim trajectória de vida) é um cartão de apresentação, que permite, transmitir uma imagem pessoal, as qualidades, as aptidões e as competências que o candidato possui. Este documento é pois o primeiro passo para iniciar a carreira profissional, tendo, por isso, extrema importância.Assim, o CV é um resumo de dados pessoais, formação recebida experiência profissional e outras actividades desenvolvidas. É, no fundo, um auto-retrato que tem como objectivo convencer um desconhecido da capacidade de realizar uma qualquer tarefa para a qual se candidata.
Para efectuar um curriculum vitae profissional, existem normas, (não invente a roda, não há forma de se distinguir na apresentação escrita do CV) o CV distingue-se entre os candidatos, não pela apresentação, mas sim pelo conteúdo. Se não seguir as normas do Europass CV, muito possivelmente o seu curriculo nem sequer é lido. Registe-se em:
EUROPASS CURRICULUM VITAE
Carta de recomendação. O que é e a quem se deve pedir?
Existem alguns casos em que o candidato a um emprego terá de apresentar uma ou mais cartas de recomendação.
Apesar desta prática não ser muito comum entre nós, convém garantir, mesmo assim, que obtém um documento tão importante à pessoa certa. Deverá conhecer-te o suficiente e ter apreço pelas tuas capacidades humanas e profissionais, de preferência devem pedi-la às entidades a quem já prestaram serviços, pois essas sim serão validadas em futuras aquisições de emprego.
Não “pedinche” uma carta de recomendação. Todas as pessoas sabem escrever cartas mas é preciso saber o que vão escrever a seu respeito.
Faça antes a pergunta “Sabe do que sou capaz e conhece o meu trabalho suficientemente bem para poder escrever uma boa carta de recomendação?”. Desta maneira você dá uma oportunidade ao outro de recusar facilmente, se ele não gostar da ideia, e tem a certeza que os que dizem ‘sim’ estão satisfeitos com o seu trabalho e irão escrever uma carta positiva.
Envie ao redactor da carta o seu CV actualizado e informações sobre as suas competências e experiência. Assim, ele obtem as informações pessoais mais recentes à mão para poder escrever a carta o mais correctamente possível.
Os possíveis empregadores podem pedir os contactos das pessoas que deu como referência. Pode dá-los, mas deve obter primeiro a sua autorização antes de contactar a referência.
Exemplo de Carta de Recomendação:
Pode utilizar um modelo respondendo às seguintes questões ou utilizar uma carta menos formatada, não dando a mostrar ter forçado um pedido, ou por si só misture as duas.
- Exemplo baseado em perguntas:
Nome completo do solicitante:
B.I.: Data:
Pessoa que recomenda:
Nome: Dr. XPTO Posto que ocupa: Catedrático de Direito Penal Instituição: Universidade Independente Telefone: 96 000 00 00
1. Há quanto tempo conhece o solicitante?
2.Que capacidades destacaria no solicitante?
3.Como avalia a capacidade do candidato para dominar as áreas funcionais analítica e conceptual a que se candidata ?
Muito superior, Superior, Media Baixa
4.Como avalia a capacidade do candidato para assumir responsabilidades?
Muito superior, Superior, Media Baixa
5.Como avalia a disposição e motivação do candidato para atingir as suas metas?
Suficiente, Boa, Muito Boa, Excelente.
6.O candidato é pessoa com quem você quisesse estar estreitamente relacionado como colega profissional?
De acordo, Indeciso, Em desacordo
A pessoa que recomenda faz constar que o Sr(a).——————— pode ser considerado um bom candidato a participar nos futuros processos de selecção. O desempenho académico e o comportamento pessoal do aluno permitem recomendá-lo amplamente.
Assunto: Carta de recomendação relativo ao Sr. XPTO
Exmo. Sr.,
O Sr. XPTO trabalhou sob a minha supervisão(comando, parceria) como assistente de redacção (tecnico, gestor, administrador) de … a …. O seu desmpenho profissional baseava-se, entre outros, fazer pesquisa para várias publicações, verificar dados, escrever e executar algumas tarefas administrativas. Enquanto essas funções connosco, provou ser um funcionário competente, bom trabalhador e um executor (dessa função) com grau de aproveitamento elevado.
Fiquei impressionado com a capacidade do XPTO em finalizar as tarefas que lhe dava atempadamente, como comprovam as metas de qualidade em anexo (se tiver métodos qualitativos e quantitativos de produção, anexe).
O seu grau de interesse no desempenho destas funções eram sempre minuciosas e claras, e podia-se ter a certeza que os seus factos foram bem verificados. Às vezes deixamos os assistentes de redacção escrever textos mas o talento de x convenceu-nos a dar-lhe mais tarefas de redacção do que o normal. Ele escreve de forma clara, concisa e verídica.
Ele é, em geral, um trabalhador muito consciencioso e capaz. Tenho a certeza absoluta que virá a ser um excelente funcionário e lamento que ele deixe a nossa empresa. Posso recomendar o Sr. XPTO vivamente para qualquer função desta área profissional.
|