Ser o primeiro no google e outros motores de busca [SEO]

SERP - primeiro no Google
Hoje em dia qualquer empresa, projecto, produto ou serviço tem como objetivo por parte dos empreendedores posicionar-se em primeiro lugar no Google e primeiro nos motores de busca.
 
Para demonstrar como é possível, propomo-nos com este artigo ser mesmo os primeiros no motor de busca da google e alcançar o mesmo objetivo nos restantes motores de busca, em Português e em Inglês, e para isso vamos utilizar alguns dos algoritmos da google e ferramentas para atingir este objectivo em 3 semanas com as palavras chave “primeiro no google” e “primeiro nos motores de busca”.
Desde já vos posso dizer que não será uma tarefa fácil. Primeiro porque, o dominio matospereira.com já teve PR1, no entanto e pela disponibilidade de escrever artigos não ter sido muita nestes ultimos tempos o Domain Authority não é nada de especial. Em segundo lugar porque existem vários artigos concorrênciais, porque a ideia e o objectivo final têm de ser atingidos e manter o artigo a ser colocado

SERP - primeiro no Google

em primeiro no google durante semanas, meses ou anos se necessário. E para isso vou também precisar da vossa ajuda. VOCÊS TAMBÉM VÃO PARTICIPAR E MANTER ESTE ARTIGO COMO O PRIMEIRO DO GOOGLE.
 
Uma das primeiras situações que devemos verificar é se já existe trabalho feito neste campo, e pelo que analisamos já existem alguns artigos (diga-se de passagem bem escritos), mas que eu não vou referencia-los aqui com links, porque um dos aspectos importantes são os backlinks* . Se colocasse os links aqui para esses sites, iria estar a reforça-los na sua importância. No entanto vou colocar uma imagem a comprovar que há data de hoje, os artigos pela pesquisa “primeiro no google” são os seguintes e que o nosso objectivo é mesmo destorná-los desta posição. A este resultado dá-se-lhe o nome de SERP’s**
 
 
Há uns anos a esta parte a preocupação dos empreendedores/empresários era:
 
tenho de ter um site, porque a concorrência também tem e dizem que é uma grande fonte de rendimento
3 erros de palmatória gravíssimos na mesma frase.
  • “Tenho de ter um site” – A sua empresa, projecto, produto ou serviço não tem de ter um site por ter, deverá fazê-lo quanto tiver conteúdo importante e relevante para ser transmitido ao cliente, consumidor ou utilizador como uma mais valia de informação ou usabilidade para atingir um fim. Nunca tente fazer um site por fazer, sem ter os objectivos e KPI´s bem definidos.
  • “porque a concorrência também tem” – Se a concorrência têm, não quer dizer que você também deva ter, por exemplo a televendas há-de sempre vender mais pela televisão do que pela internet, porque essa é a natureza do negocio.
    Se você tem um negócio local como uma loja de conveniência, há-de sempre ter mais vantagem do que as grandes superfícies quando se fala na proximidade afetiva com os clientes e por si só não vai fazer um site para a Miquinhas do 2º Esq. possa saber os produtos que você tem na loja.
  • “é uma grande fonte de rendimento” – Depende do que estejamos a analisar, pois pode ser uma grande fonte de despesa, pagar ao programador do site, pagar ao gestor de conteúdos, pagar ao gestor de marketing, pagar a um consultor SEO, tudo isto para ter 10 produtos à venda no site e não aparecer a nível orgánico nos motores de busca. E como não aparecemos em primeiro no Google ainda pagar por palavras chave para aparecer nos blocos publicitários ou no Google Shopping, pense bem duas vezes pois vai ficar a meio em alguma destas etapas.
 
Neste momento os empreendedores e gestores sérios que pretendem ter alguns resultados já olham para aquilo que eu gosto de chamar “as rodinhas do comboio” para atingir o primeiro lugar no Google. Pois é, e estas  “rodinhas do comboio” denominados de “algorítmos” são superiores às duas centenas, e como é obvio não falaremos neste artigo de muitas delas, porque o foco é atingir o primeiro lugar no Google. No entanto posso-vos garantir que ao escrever este artigo, algumas dezenas de ferramentas estão incorporadas para atingir esses objectivos, e só ferramentas da Google são mais de uma dezena, algumas da Bing/Yahoo, Alexa etc etc.
 
Voltando à analise dos concorrentes a este artigo denoto que grande parte deles inclui nos próprios textos frases do género “para si que esta à procura do “salto do gato” para ficar em primeiro lugar na pesquisa do Google, desista”. Como é obvio o objectivo do que está escrito nestes artigos concorrênciais é a contratação dos seus serviços para melhorar a optimização dos seus sites nos motores de pesquisa e principalmente colocar produtos ou serviços em primeiro lugar na Google.
Eu digo que não, dá algum trabalho, mas qualquer um o pode fazer, se melhorar alguns aspectos lentamente pode ter alguns resultados a curto prazo e resultados consistentes a longo prazo, é preciso é, perder algum tempo e nunca desistir, é preciso conhecer casos de sucesso, ler concorrentes, seguir os passos correctos, utilizar as ferramentas correctas (WHITE SEO), não utilizar as ferramentas não recomendadas (BLACK SEO), e “alimentar” sempre o site  e/ou as redes sociais. E vai verificar que também chega a primeiro no google.
 
{loadmodule mod_custom_advanced,adsense in article}

Ser o primeiro no Google e a sua importância !!!

SEO - ser o primeiro no Google

 
Os três primeiros resultados são todos bons, as três primeiras posições tem uma grande taxa de relevância, mas ser o primeiro é efetivamente especial. Como em tudo na vida é demonstrar experiência, trabalho, e reconhecimento. Isto parece que se torna imortal, mas a má notícia é, como tudo na vida, ou se alimenta ou é-se destronado e para se manter em primeiro lugar no Google ou em primeiro lugar nos motores de busca é preciso ter em mente a imagem seguinte.
 
Vídeos, descrições, metatags, custam tempo, mas são eternos. As campanhas custam dinheiro e são efémeras. 
 
Os motores de busca valorizam isto, e se acrescentarmos o facto de os alimentarmos constantemente, mantemos este artigo sempre actual e no topo.
 
Para atingir o objectivo de “primeiro no google” ou “primeiro nos motores de busca”, vamos necessitar da vossa ajuda para comentar o nosso artigo e colocar as vossas questões. Claro que poderia escrever todos os conhecimentos a serem aplicados para atingirmos mais rapidamente o objectivo, mas a Google aprecia muito o feedback dado pelos utilizadores, tanto a nível de votação, como a nível de comentários, portanto se quiseres participar vota neste artigo e comenta ou coloca as tuas questões nos comentários, pois pretendemos ajudar todos a esclarecer como se devem usar ferramentas, a usar tecnicas a utilizar na construção de artigos escritos ou venda de produtos, relações entre blogs, sites e redes sociais e recursos para investimento em campanhas publicitárias.
 
Mas lembrar sempre “as campanhas custam dinheiro” e não te colocam em primeiro lugar no Google, e pouca ou nenhuma influência tem sobre as pesquisas orgânicas.
 
Deixo-vos o desafio de colocarem as vossas questões sobre como ser o primeiro no Google ou nos motores de busca? Podem colocar questões sobre Plataformas CMS para contrução de sites ou blogs , modulos a implementar, que ferramentas SEO/SEM a utilizar na construção de sites, o que é o sitemap, o que é o robots.txt, erro 404 personalizado, redirecionamento de páginas quebradas ou refluxo das mesmas? ferramentas google ou Bing ou outros motores de busca, para que serve o adwords, o analytics (que metricas devo analisar), e muitas outras coisas para nos tornarmos visíveis….
 
Painel de ferramentas grátis SEMRUSH
{module 144}
 

Portanto, o objectivo deste artigo é mesmo ficar em primeiro lugar no Google e em Primeiro noutros motores de busca.

notas importantes:
  • neste artigo passamos a utilizar vídeo desde a primeira versão escrita do artigo, o que pode aumentar em 30%  a pesquisa nos motores de busca.
  • neste artigo estão a ser usadas metatags e todas as imagens tem titulo.
  • não há nenhum backlink linkado há data do lançamento deste artigo, nem interno nem externo.
  • Está a ser usado marcadores de dados em todo o site.
  • Pode acrescentar a sua empresa no nosso diretório e inserir um backlink da nossa página para o seu site! Deixe um comentário no final do artigo e o nome da sua empresa.
 
 
backlinks* – São links externos que apontam para o nosso site.
SERP** – SERP – Search Engine Results Page é uma lista de páginas web retornada por um mecanismo de pesquisa na resposta de um consulta por uma palavra-chave.
KPI’s*** – São Indicadores de desempenho chave com valores mensuráveis que demonstram como efetivamente a sua empresa está a alcançar os principais objetivos de negócios.
 
Faça um teste gratuíto ao seu site.
 

Deverá começar por analisar o seu site e compará-lo com um site concorrente. Desta forma, poderá verificar quais as áreas que deverá melhorar no seu site e assim aplicar as recomendações disponibilizadas no relatório.Se desejar uma análise mais aprofundada e constante, com notificações o MY SITE AUDITOR fornece serviços Básico e Profissional a custos reduzidos. Pode usar durante 10 dias grátis e facilmente termos tudo o que necessitamos para melhorar o nosso site.

 
 
 
{module 123}
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *