ATENÇÃO Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. 

Autenticar Registar

Login na sua conta

Username
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Os campos marcado com (*) são obrigatórios.
Name
Username
Password *
Verificar password *
Email *
Verificar email *
Captcha *
Reload Captcha
Ter.10Abr.201213:39

 6540 hits

Google Shopping como estratégia de negócio

No comment

Google Shopping

O que é o Google Shopping?

O Google Shopping consiste na ideia de podermos exibir produtos relevantes para consulta do utilizador, em conjunto com lojas que os oferecem a mesma gama de produtos, fotos do produto e por fim revisões e comentários dos utilizadores sobre um determinado produto. Facilmente em toda a integração de lojas ou particulares poderemos verificar um determinado produto e respectivo preço e estado, fazendo uma busca mais abrangente, neste caso por todas as lojas catalogadas...

A plataforma tem como objetivo comparar e exibir produtos de diversas lojas virtuais, dando ao utilizador da Google a possibilidade de encontrar um produto diretamente pela busca tradicional.

Não existe ainda em português, mas como o objectivo é vender a nível internacional, poderemos usar o Google Shopping US ou Brasil, respectivamente.

http://www.google.com/shopping / http://www.google.com.br/shopping

Como funciona o Google Shopping?

O funcionamento do Google Shopping é muito simples de compreender, basta, por exemplo, digitar o termo “tv led”:

Google Shopping

Como pode verificar, o Google integra no Shopping a pesquisa natural, a publicidade e produtos nas lojas, exibindo uma foto do tipo do produto e alguns produtos similares.

Temos duas formas de encontrar o que pretendemos. A primeira é clicar no nome de um dos produtos que apareceu e a segunda é clicando no “Resultados de compra para tv led”.

No caso de clicar em “Resultados de compra para tv led”, o Google Shopping irá mostrar uma série de produtos que têm o termo “tv led”.

No caso de escolher diretamente um produto na página de resultados inicial, o Google Shopping iria me direcionar para a página do produto, com fotos respetivas do produto, as lojas que possuem o produto, o preço de cada loja e por fim os comentários de quem já comprou este produto.

Assim, o utilizador pode ser direcionado para uma loja, para comprar o produto que deseja, seguindo os seus critérios.

Como incluir a minha loja no Google Shopping?

Para incluir os seus produtos no Google Shopping basta ir ao Google Merchant Center e enviar o seu feed de produtos.Um Web Feed (vindo do verbo em inglês "alimentar") é um formato de dados usado em formas de comunicação com conteúdo atualizado frequentemente, como sites de notícias, blogsou lojas online, no entanto a Google possui uma especificação para o seu feed de produtos, que vale a pena dar uma vista de olhos.

No caso dos clientes, que terão de conciliar os produtos que lançam na sua loja e tentar que também que sejam enviados de forma automática para o Google Shopping, abrirão de forma exponencial o seu mercado às buscas de produtos na Google. Para poder fazer esta ligação da loja com o feed de produtos da sua loja virtual e enviar para a google seguindo a ajuda do Google Merchant CenterUma vez que o suporte do Google ao Shopping e aos anunciantes não é ainda muito completo, pode solicitar-nos as suas duvidas aqui nos comentários ou abrindo um tópico no forum.

Como poderemos fazer Optimização das buscas no Google Shopping

A primeira pergunta que fazemos é: Como poderemos aparecer à frente na lista de buscas de produto e como é feita esta escolha?

Já sabemos que o aparecimento nas pesquisas têm centenas de variáveis e convém que conheçamos algumas delas, basicamente funciona na mesma perspectiva que funciona o motor de pesquisa da Google, tornando a forma como é publicado é a variável mais importante, de seguida como é referenciado, quantas pessoas já visitaram e quantos links ligam aquele produto.

  1. Título da sua página de produto – isto mesmo, a title tag da página do seu produto no seu site permite que esteja bem listado no Google Shopping;
  2. O preço – oferecer um preço competitivo, na média do mercado pode elevar o seu posicionamento;
  3. A descrição do produto – a descrição padrão que você têm no site. Quanto melhor explicar o produto, melhor posicionado poderá aparecer;
  4. Atributos no Feed – é essencial que preencha da melhor maneira todos os produtos que envia no feed. Quanto mais completo, mais bem posicionado aparecerá;
  5. Imagens – obviamente, o Google Shopping quer exibir as pessoas diferentes imagens do produto. Caso você envie uma variedade de fotos, ou fotos com boa qualidade, as suas chances de aparecer bem posicionado no Shopping aumentam.

Conclusões

Pode pensar que com o Google Shopping a sua loja "não vai ter hipótese", principalmente se o preço for a maior referência, mas eu vejo outras variáveis, vejo um mercado muito mais aberto e com uma potêncialidade de clientes exponêncial, que terá de ser trabalhado para a nossa montra de produtos aparecer à frente... referenciando um grande amigo "...os meus produtos são caros, mas são os melhores...".

Teremos assim uma nova porta de entrada para os visitantes, que é baseado noutro algoritmo e, ainda, não existe grande competitividade.

Com a popularização do serviço, tenho certeza que os utilizadores ficarão mais satisfeitos e as lojas online irão procurar mais formas de aparecer bem posicionadas na comparação entre elas.

 

1000 μBTC

 

Slotcoin - best Satoshi Machine